Casa Conectada ou Casa Inteligente?

A diferença entre a casa conectada e a casa inteligente é que enquanto a casa conectada tende a executar ações a partir de comandos de voz do usuário — com a ajuda das assistentes virtuais —, uma casa inteligente automatiza todos os processos e compreende quando deve executar cada ação, sem intervenção do usuário.

O que é casa inteligente:

Imagine um cenário no qual você chega em casa e, enquanto entra, o café já começa a ser preparado, o ar-condicionado é ligado na temperatura ideal, a música começa a tocar. De repente, está tudo pronto, é só aproveitar o aconchego da sua casa.

A cena é hipotética, mas pode ser real. Apesar de não haver tantos equipamentos “inteligentes” acessíveis ainda no mercado brasileiro, há soluções que se aproximam disso para deixar a casa mais inteligente com a ajuda das assistentes virtuais, os produtos EKAZA auxiliam nessa jornada.

O princípio de tudo é a automação. Mas, para isso funcionar é necessário ter algum dispositivo que concentre a configuração dos dispositivos inteligentes espalhados pela casa — seja a cafeteira, a geladeira, o aparelho de som.

Pode ser um aplicativo (Aplicativo: EKAZA) ou uma assistente virtual que integre esses aparelhos, como um Amazon Echo com Alexa ou um Google Assistente.

Como fazer uma casa inteligente

Os mais fáceis de encontrar são lâmpadas, câmeras de segurança, plugues de tomada, sensores de movimento e interruptores inteligentes e por aí continua.

Depois de adquirir um destes produtos em nossa loja (clique aqui), basta baixar o aplicativo EKAZA, seja do próprio aparelho ou usar uma das assistentes virtuais para configurar a automação.

Por exemplo, a Amazon tem as Rotinas da Alexa, que permite configurar ações em cascata para serem executadas pelo comando de voz desejado ou em determinada hora do dia.

No Google Assistente, as Rotinas podem ser configuradas pelo aplicativo do Google Home, funcionando com o mesmo princípio das anteriores, ajustando os dispositivos conectados a partir de um comando, ação ou horário específicos.

Depois de instalar e vincular os aparelhos, é só seguir para a configuração das ações a serem executadas. Exemplo: definir para que o a tomada inteligente ligue a cafeteira todos os dias às 10h.

A dica é ir preparando o ambiente aos poucos.

Deixe um comentário